2016 / Político-institucional / Artigo

Brasil 2035 debateu desafios político-institucionais

Autor(es):

Equipe Brasil 2035

Data da Publicação:24/03/2016

Dimensão: Político-institucional
Tipo: Artigo
Oficina identificou tendências de peso, incertezas e desafios relacionados à Inserção Internacional brasileira e aos temas do Estado e da Sociedade

Os desafios relacionados à inserção internacional do país, aos papéis do Estado e da sociedade e à participação social foram debatidos na segunda oficina do projeto Brasil 2035 – construindo hoje o país de amanhã, na última quinta-feira, 17 de março, na sede do Ipea, em Brasília.

O projeto Brasil 2035 tem como objetivo identificar elementos que subsidiem a formulação de estratégias de desenvolvimento para o Brasil tendo 2035 como referência temporal. As informações necessárias para essas escolhas serão fornecidas por cenários exploratórios construídos durante a execução do projeto. Esses cenários considerarão quatro dimensões (social, econômica, territorial e político-institucional).

As diversas etapas do projeto combinarão formas de participação virtual e presencial, como oficinas e questionários online. Nelas, especialistas da academia, da sociedade civil e da administração pública serão consultados sobre as principais questões para o desenvolvimento do país nas próximas décadas.

Durante a oficina da dimensão Político-Institucional, os especialistas identificaram 40 sementes do futuro (20 tendências de peso e 20 incertezas), divididas em dois grupos (Inserção Internacional; Estado e Sociedade). Participaram 48 especialistas, representando 19 instituições, como Anatel, Ministério da Defesa, Embrapa, Ministério do Planejamento, UNESP, Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Previ.

Próximas oficinas
As próximas oficinas do projeto Brasil 2035 ocorrerão ainda em março, nos dias 23 (Segurança Pública), 29 (dimensão Social) e 30 (dimensão Territorial), em Brasília, na sede do Ipea e na Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

COMENTÁRIOS

Realização:
Parceiros:
Apoio:



© 2017 Brasil 2100.    Todos os Direitor Reservados.