2016 / Econômica / Artigo

Economia foi tema de oficina do Brasil 2035

Autor(es):

Equipe Brasil 2035

Data da Publicação:16/03/2016

Dimensão: Econômica
Tipo: Artigo
Especialistas debateram tendências de peso e incertezas em assuntos como produtividade, competitividade e política macroeconômica

A primeira oficina de trabalho do projeto Brasil 2035 – construindo hoje o país de amanhã ocorreu na última terça-feira, 15 de março, na sede do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em Brasília. A dimensão econômica norteou os debates, cujo objetivo era definir sementes de futuro (tendências de peso, incertezas e desafios) em temas como produtividade, competitividade, política industrial, padrões de produção e consumo, estrutura tributária e política macroeconômica.

De acordo com a metodologia adotada no projeto, as “Sementes de Futuro” são fatos ou sinais existentes no passado e no presente que sinalizam possibilidades de futuro. Já as tendências são eventos cuja perspectiva de direção é suficientemente consolidada e visível para se admitir sua permanência no período considerado, enquanto em relação às incertezas não se sabe qual será seu comportamento futuro, apresentando-se como um mundo de possibilidades no futuro.

Ao todo, participaram representantes de 23 instituições, entre elas Anatel, Banco do Brasil, Ministério da Defesa, Embrapa, Incra, Ministério do Planejamento, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Petrobras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Empresa de Planejamento e Logística, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Câmara dos Deputados, Ministério das Relações Exteriores e Senado Federal.

Com a participação de especialistas em diferentes áreas, a dinâmica da oficina resultou em 11 tendências, 10 incertezas e nove desafios, tendo como referência a questão-norteadora do projeto: que caminho o Brasil deverá trilhar até 2035 para que tenhamos um país desenvolvido, com uma sociedade mais livre, justa e solidária em 2100?

O próximo encontro do Projeto Brasil 2035 está agendado para esta quinta, 17 de março, na sede do Ipea, em Brasília. O tema discutido será a dimensão Político-Institucional, englobando os desafios relacionados às relações exteriores, integração regional, a defesa e soberania, organização do Estado, federalismo, democracia e participação social.

COMENTÁRIOS

Realização:
Parceiros:
Apoio:



© 2017 Brasil 2100.    Todos os Direitor Reservados.