2014-04 / Político-institucional / Artigo

Mudança estrutural para a igualdade: uma visão integrada do desenvolvimento

Arquivo:

8 KB

Autor(es):

Nações Unidas.Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL)

Data da Publicação:2014-04

Dimensão: Político-institucional
Tipo: Artigo
A América Latina e o Caribe demandam hoje perseverar em três direções para alcançar o necessário desenvolvimento: a mudança estrutural que permita avançar rumo a setores mais intensivos em conhecimento, a convergência para reduzir as brechas internas e externas de renda e produtividade, e a igualdade de direitos. Isto supõe três grandes desafios: alcançar um crescimento sustentado a taxas elevadas, suficientes para fechar brechas estruturais e gerar empregos de qualidade; mudar os padrões de consumo e produção no contexto de uma verdadeira revolução tecnológica com sustentabilidade ambiental; e garantir a igualdade com base em uma estrutura produtiva mais convergente, com proteção social universal e construção de capacidades. Estas são algumas das propostas centrais deste livro.

Notas:

Para propor um modelo de desenvolvimento sustentável no médio e longo prazo, a CEPAL renovou seus pilares, em vista dos desafios atuais de igualdade e de sustentabilidade, o que se expressa de maneira central nos documentos apresentados na trilogia da igualdade, que são: "A Hora da igualdade: brechas por fechar, caminhos por abrir", "Mudança estrutural para a igualdade: uma visão integrada do desenvolvimento" e "Pactos para a igualdade: rumo a um futuro sustentável". Esse livro foi originalmente apresentado pela CEPAL aos Estados membros, por ocasião do trigésimo quarto período de sessões da Comissão (San Salvador, 2012).

Publicador:

Nações Unidas

Idioma(s):

Português (Brasil); 

Publicações Relacionadas:

http://bibspi.planejamento.gov.br/handle/iditem/675; 
http://bibspi.planejamento.gov.br/handle/iditem/677; 

Licença Atribuída:

Outro Tipo de Licença

Observações Adicionais sobre a Licença e Condições de Uso:

Copyright © Nações Unidas, abril de 2014. Todos os direitos reservados Os Estados membros e suas instituições governamentais podem reproduzir esta obra sem autorização prévia. Se lhes solicita apenas que mencionem a fonte e informem às Nações Unidas de tal reprodução.

COMENTÁRIOS

Realização:
Parceiros:
Apoio:



© 2017 Brasil 2100.    Todos os Direitor Reservados.