2016 / / Artigo

Projeto Brasil 2035 foi apresentado em reunião

Autor(es):

Equipe Brasil 2035

Data da Publicação:18/02/2016

Dimensão:
Tipo: Artigo
Ipea, Assecor e Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI coordenam a iniciativa, que subsidia a formulação de estratégias de longo prazo

Evento realizado nesta quarta-feira (17), no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em Brasília, reuniu representantes da academia, da Administração Pública e da sociedade civil para discutir o futuro do Brasil até 2035. Durante a reunião técnica, foi apresentado o projeto Brasil 2035, coordenado pelo Ipea, Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI. A iniciativa busca respostas acerca do caminho que o país deverá trilhar até 2035 para que até 2100 alcance o patamar de um país desenvolvido.

O objetivo é produzir subsídios que contribuam com a tomada de decisão e a formulação de uma estratégia de longo prazo para dirigentes e empreendedores dos setores público e privado. O diretor do Ipea José Eduardo Elias Romão destacou a importância de políticas públicas eficazes que beneficiem toda a população. "Que a nossa criatividade conte e que os nossos compromissos apresentem com ênfase a força necessária". O diretor do CGEE, Gerson Gomes, comentou a relevância de se discutir o futuro da sociedade, das estruturas econômicas e também tecnológicas: "É preciso ter uma sociedade mais distribuída nas rendas da riqueza".

Por videoconferência, o diretor do Centro de Altos Estudos Brasil século XXl, Fernando Sarti, defendeu que uma geração é capaz de mudar a estrutura de um país com padrões sustentáveis. "É possível promover uma mudança, um padrão de desenvolvimento, é preciso olhar com cuidado e zelo o que seria uma geração daqui 20, 30 anos", completou.

Já o presidente da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (ASSECOR), Marcio Gimene, ressaltou que a finalidade do projeto é conseguir diminuir os problemas que o país vem enfrentando: "Queremos mudar a situação do Brasil".
O evento também contou com a participação da coordenadora-geral de Gestão e Produção de Informação Estratégica do Ipea, Elaine Coutinho Marcial, que coordena a equipe técnica do projeto.

A próxima reunião será no dia 25/02, no auditório do BNDES no Rio de Janeiro. Segundo a coordenação do projeto, a previsão é que até o final do ano já esteja pronto um documento com cenários de desenvolvimento para o Brasil em curto prazo, até 2035.

COMENTÁRIOS

Realização:
Parceiros:
Apoio:



© 2017 Brasil 2100.    Todos os Direitor Reservados.