2016 / / Artigo

Projeto Brasil 2035 foi apresentado no Rio de Janeiro

Autor(es):

Equipe Brasil 2035

Data da Publicação:26/02/2016

Dimensão:
Tipo: Artigo
Encontro reuniu representantes de 16 instituições da academia, da Administração Pública e da sociedade civil

O projeto Brasil 2035 – construindo hoje o país de amanhã foi apresentado em uma reunião realizada no Rio de Janeiro, no dia 25 de fevereiro, na sede do BNDES. O encontro reuniu representantes de 16 instituições da academia, da Administração Pública e da sociedade civil, entre elas a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Museu do Amanhã, BNDES, Fiocruz, Universidade de São Paulo (USP), Previ e Petrobras.

Os trabalhos foram abertos pelo Superintende de Planejamento do BNDES, Cláudio Leal. Ele salientou ser o projeto uma oportunidade de exercitar a capacidade do país de olhar o longo prazo (farol alto) em momentos de incerteza. Em seguida, Alexandre dos Santos Cunha, diretor de Desenvolvimento Institucional do Ipea, fez uma apresentação sobre o Instituo e sua missão de assessorar o planejamento de longo prazo. José Eduardo Cassiolato, diretor do Centro de Altos Estudos Brasil Séc. XXI, encerrou a mesa de abertura contextualizando a participação do centro na inciativa do Brasil 2035.

Os objetivos do Projeto Brasil 2035, as etapas, metodologia e cronograma foram detalhados pelo presidente da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor), Marcio Gimene. O presidente da Assecor ressaltou que a ideia da inciativa é apontar caminhos e estratégias para o país, mas não representa uma tentativa de elaborar um plano de governo.

Encerrando as atividades da manhã, a coordenadora-geral de Gestão e Produção de Informação Estratégica do Ipea, Elaine Marcial, apresentou as megatendências mundiais para 2030, um trabalho publicado pelo Instituto. Já Flavio Rodrigues, diretor da Shell Brasil, descreveu os processos de construção de cenários prospectivos conduzidos pela petroleira. Durante a tarde, o encontro foi dedicado ao compartilhamento de experiências na área de estudos de futuro. Foram apresentados os casos de instituições como BNDES, Marinha do Brasil e Fiocruz.

Projeto Brasil 2035
O objetivo do projeto Brasil 2035 – construindo hoje o país de amanhã é identificar elementos que subsidiem a formulação de estratégias de desenvolvimento para o Brasil tendo 2035 como referência temporal. As informações necessárias para essas escolhas serão fornecidas por cenários exploratórios construídos durante a execução do projeto. Esses cenários considerarão quatro dimensões (social, econômica, territorial e político-institucional). Outros temas fundamentais para o desenvolvimento do país, tais como água, meio ambiente e ciência, tecnologia e inovação, serão tratados de forma transversal, perpassando cada uma das dimensões.

COMENTÁRIOS

Realização:
Parceiros:
Apoio:



© 2017 Brasil 2100.    Todos os Direitor Reservados.