2016 / Econômica / Artigo

Projeto Brasil 2035 promove oficinas setoriais

Autor(es):

Equipe Brasil 2035

Data da Publicação:18/04/2016

Dimensão: Econômica
Tipo: Artigo
Três encontros, no Rio de Janeiro, identificaram sementes de futuro nas áreas de Previdência, Energia e Financiamento de Longo prazo

Dando continuidade à etapa de identificação de sementes de futuro (tendências, incertezas e desafios), os parceiros do Projeto Brasil 2035 organizaram, no Rio de Janeiro, na segunda semana de abril, três oficinas setoriais: Previdência, Energia e Financiamento de Longo Prazo.

Com o apoio da Previ – Caixa de Previdência dos Funcionários do Branco do Brasil – e participação de 23 especialistas de oito instituições, a oficina sobre Previdência discutiu, no dia 12 de abril, temas como impacto demográfico, igualdade entre homem e mulher, legislação e tributação, cultura e educação previdenciária, profissionalização e gestão do sistema e crescimento da previdência complementar. A oficina reuniu 20 especialistas e gestores, oriundos de sete instituições

No dia 14, a Petrobras organizou um encontro para identificar as sementes de futuro que impactarão o setor energético, entre elas, o preço do petróleo, as políticas públicas de energia, a inserção energética nacional e o uso de energias renováveis. Participaram 21 técnicos da Petrobras e de outras quatro instituições (Ipea, CGEE, ECEME e ESG).

Já a oficina sobre financiamento de longo prazo teve como anfitrião o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os grupos de trabalho discutiram, no dia 15, na sede da Instituição, tendências e incertezas em questões relacionadas à regulação, ao mercado de capitais e aos bancos públicos e privados. Ao todo, estiveram presentes 77 especialistas e gestores, representantes do BNDES e outras 29 instituições (bancos públicos e privados, universidades e institutos de pesquisa).

Brasil 2035
O projeto Brasil 2035 tem como objetivo identificar elementos que subsidiem a formulação de estratégias de desenvolvimento para o Brasil tendo 2035 como referência temporal. As informações necessárias para essas escolhas serão fornecidas por cenários exploratórios construídos durante a execução do projeto. Esses cenários considerarão quatro dimensões (social, econômica, territorial e político-institucional).

As diversas etapas do projeto combinarão formas de participação virtual e presencial, como oficinas e questionários online. Nelas, especialistas da academia, da sociedade civil e da administração pública serão consultados sobre as principais questões para o desenvolvimento do país nas próximas décadas.

COMENTÁRIOS

Realização:
Parceiros:
Apoio:



© 2017 Brasil 2100.    Todos os Direitor Reservados.