2016 / Social / Artigo

Terceira oficina do Brasil 2035 abordou a segurança pública

Autor(es):

Equipe Brasil 2035

Data da Publicação:30/30/2016

Dimensão: Social
Tipo: Artigo
Encontro reuniu 12 especialistas de seis instituições, como Ministério da Defesa, Polícia Federal e Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal

No dia 23 de março, o projeto Brasil 2035 – construindo hoje o país de amanhã realizou, em Brasília, uma oficina temática especial sobre Segurança Pública. O encontro teve como objetivo a seleção de sementes de futuro (Tendências de peso, Incertezas, Desafios) ligadas à questão orientadora e ao sistema de cenarização definidos no projeto.

O tema da segurança pública é chave para o desenvolvimento brasileiro, apesar de abordar uma agenda negativa, e por isso, muitas vezes ser deixado de lado em processos de planejamento.

O roubo de carga, ao comércio e às organizações em geral, dentre outras formas de criminalidade, geram custos e prejuízos das mais diversas ordens e contribui para o encarecimento do custo Brasil. Os crimes e os homicídios decorrentes também reduzem a capacidade de produção do país ao afetarem, com maior intensidade, os jovens, comprometendo parte da População Economicamente Ativa brasileira.

A temática apresenta grandes incertezas e desafios, principalmente ligados aos altos índices de criminalidade violenta. Participaram da oficina 12 especialistas de seis instituições, como Ministério da Defesa, Polícia Federal e Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, e foram geradas 10 tendências, nove incertezas e 11 desafios para a segurança pública em 2035.

COMENTÁRIOS

Realização:
Parceiros:
Apoio:



© 2017 Brasil 2100.    Todos os Direitor Reservados.