Sobre

  

A plataforma Brasil 2100 – construindo hoje o país de amanhã tem como objetivo estimular o debate sobre possíveis caminhos e desafios para a construção de uma sociedade mais próspera e solidária no Brasil até 2100. Trata-se de uma parceria inédita entre a Assecor, o Ipea e o Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI, três instituições repletas de técnicos com larga experiência na elaboração e implementação de planos governamentais e políticas públicas. Sem deixar de lado o enfrentamento das urgências conjunturais, os coordenadores da plataforma defendem a necessidade de alargarmos o horizonte temporal de referência no debate sobre planejamento governamental, começando a construir no presente o futuro que desejamos.

A construção de cenários prospectivos para o Brasil em 2035 é a primeira etapa dessa iniciativa e especialistas em diversas áreas de atuação são convidados a compartilhar suas percepções a respeito do futuro. Quais os impactos das inovações atuais no futuro? Quais novas invenções vão sair do nada e mudar tudo? Como nossas famílias se parecerão em 2100? Como é que vamos nos governar? Como será a divisão de poder no mundo e qual será a posição do Brasil? Que novos crimes ou outras ameaças pairam na frente? Será que vamos ser felizes?

Muitos podem se sentir intimidados com as incertezas do futuro. No entanto, uma criança nascida hoje terá 85 anos em 2100. Que país essas crianças receberão para efetivar suas potencialidades e espírito criativo? O encontro anual da World Future Society de 2012 já começou a discutir o mundo em 2100. Na França, Thierry Gaudin lidera esse debate (http://www.2100.org/fr/). No Brasil, dispomos de estudos setoriais que adotaram 2035 (ou anos próximos) como marco temporal, mas estão por ser analisadas as contradições e complementaridades entre estes estudos e como as suas recomendações podem ser impactadas, no curto, no médio e no longo prazo, pelas estratégias adotadas por atores internos e externos.

Realização:
Parceiros:
Apoio:



© 2017 Brasil 2100.    Todos os Direitor Reservados.